Buzios, Taroh, Runas,
Lindos filhotes de Buldog Inglês. Clique e confira.

--.MENU DO SITE:

   .: Home
   .: Contato
   .: Parceiros
 

--.ORÁCULOS

   .: Astrologia
   .: Aromaterapia
   .: Anjos
   .: Banhos
   .: Baralho Cigano
   .: Búzios
   .: Cafeomancia
   .: Cartomancia
   .: Chacras
   .: Ceromância
   .: Cristais
   .: Cromoterapia
   .: Ervas
   .: Espiritismo - Allan Kardek
   .: Feitiços
   .: Feng Shui
   .: Geomancia
   .: I-Ching
   .: Lei de Thelema
   .: Magias
   .: Mandalas
   .: Mantras
   .: Mapa Astral
   .: Numerologia
   .: Orações
   .: Quiromancia
   .: Reiki
   .: Runas
   .: Significado dos sonhos
   .: Simpatias
   .: Talismãs
   .: Taroh de Marselha
   .: Velas
   .: Yoga
 
 

--. EVENTOS

   .: Cursos
   .: Congressos
   .: Feiras
   .: Exposições
 
 
 
 
 
 
 

BÚZIOS

Custom Search

     

BABALORIXÁ ANDERSON TY ODÉ - JOGO DE BÚZIOS

FALAR COM "BIL"

TEL: 11-9339.7034 | 11-8062.3774

andersonsparaujo@yahoo.com.br

     

Jogo de búzios

O jogo de búzios (èrindinlógun) é uma das artes divinatórias das Religiões Afro-brasileiras, que consiste no arremesso de um conjunto de 16 búzios sobre uma mesa previamente preparada, e na análise da configuração que os búzios adoptam ao cair sobre ela. O adivinho, antes reza e saúda todos os Orixás e durante os arremessos, conversa com as divindades e faz-lhes perguntas. Considera-se que as divindades afectam o modo como os búzios se espalham pela mesa, dando assim as respostas às dúvidas que lhes são colocadas.

Búzios

No Brasil os búzios (conchas pequenas de praia), (cawris na África eram usados como dinheiro, foi moeda corrente) são usados pelos Babalorixás e Iyalorixás para comunicação com os Orixás, nas consultas ao jogo de búzios ou Merindelogun.

Usado para consultar o futuro, de acordo com a religião Batuque, Candomblé, Omoloko, Tambor de Mina, Umbanda, Xambá, Xangô do Nordeste ou como adorno em roupas dos Orixás e para confecção de alguns fio-de-contas.

Também é usado em outras religiões afro-descendentes em vários países. Sua origem é médio-oriental, mais precisamente a região da Turquia. Penetrou na África junto com as invasões daqueles povos aos africanos.

Adotado pelas mulheres pelo fato de que o Opele-Ifa e Opon-Ifa (jogos divinatórios originalmente africano) é destinado somente aos homens.

Entrou na vida e na cultura Yoruba e enraizou-se tão profundamente que hoje o Merindilogun (jogo de buzios) é mais conhecido que o verdadeiro oráculo dos Babalawos (o Opele-Ifa e Opon-Ifa)também o mais utilizado aqui no brasil.

Métodos de Jogo

Além dos búzios pode-se utilizar outros objetos para consulta dos Orixás: Obí, Orobô, Alobaça (cebola), atarê (pimenta da costa), ossos, víceras, e outros.

O jogo com quatro búzios, mais utilizado nos rituais para perguntas, normalmente as caídas correspondem às caídas do jogo de Obi

A quantidade de búzios pode váriar de acordo com a nação, o mais comum é composto de 16 ou 17 búzios, mas o jogo com 21 búzios também é muito comum.

Alguns métodos, não se baseiam em caídas por Odú como no Merindilogun, usam outras configurações e combinações de búzios abertos e fechados dividindo-os em quatro grupos de quatro búzios (que chamam de barracão) e analisam as quatro caídas e a disposição que elas se encontram, nesse tipo de Oráculo não se fala em Odú.

Um outro método de jogo é feito com as víceras dos animais oferecidos aos Orixás, e um outro jogo que utiliza ossos de animais unicamente ou em combinação com búzios, em ambos casos também não são orientados por caídas de Odú.

Em alguns métodos o olhador (adivinho) senta-se no chão e joga na própria terra, sem toalhas e enfeites como era feito no passado, é um jogo mais simples e rústico.

Podem ser jogados apenas em uma toalha branca numa mesa, ou num círculo formado por fio-de-contas (colares) com vários objetos representativos dos Orixás ou numa peneira também com fio-de-contas e objetos.

Existem mesas de jogo simples ou sofisticadas, dependendo das posses podem conter até sinetas e objetos de ouro.

É diferente do (Opelé-Ifa), (Opon-Ifa) e Merindilogun que são orientados por caídas de Odú, antigamente mais utilizados pelos Babalawos sacerdotes de Ifá, mas recentemente muitos Babalorixás e Iyalorixás já fazem uso desses oráculos também.

Obtido em " http://pt.wikipedia.org/wiki/Buzios"

     
     
SITE VOLTADO PARA A DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS DIRECIONADOS AO PÚBLICO INTERESSADO EM: JOGOS DE BÚZIOS, LEITURA DE TAROH, TAROH DE MARSELHA, QUIROMANCIA, CAFEOMANCIA, CARTOMANCIA, RUNAS, BARALHO CIGANO, GEOMANCIA, ASTROLOGIA, I-CHING, SIGNIFICADO DOS SONHOS E MUITO MAIS... CONFIRA

Massagem Ayurvédica,Reiki,Cura Pranica,Cromoterapia,Alinhamento dos chacras com cristais... www.rutemoabita.com

 

Site desenvolvido por - www.sitesp.com.br - Todos direitos reservados.